Quinoa








De nome estranho e ainda pouca popularizada, a quinoa é considerada um alimento completo pela FAO(Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) por reunir vantagens tanto de cultivo quanto nutritivas. A quinoa é muito resistente e pode ser cultivada em qualquer tipo de solo, inclusive os secos ou muito úmidos. Suporta frio, calor, vento e outras adversidades naturais, podendo servir como alimento para comunidades de baixa renda.
Entre as propriedades nutriocionais, a quinoa, apesar de ser um cereal, não contém glutén e possui grande concentração de proteína, zinco e ferro. Por conta disso, a quinoa tem ação cicatrizante, analgésica e antiinflatória, sendo recomendada especialmente para vegetarianos por conseguir substituir o consumo de carne vermelha sem prejuízo para o organismo.
A quinoa também possui alto teor de fibras, o que favorece o funcionamento do instestino, afastando o incômodo da prisão de ventre, além de ajudar a emagrecer pois prolonga a saciedade. Magnésio, potássio e manganês são outros minerais presentes na quinoa, que também possui vitaminas que controlam diversas funções do nosso metabolismo, como as vitaminas B1, B2, B3, D e E.
Além de recomendada para vegetarianos, ela também é indicada para pessoas com hipersensibilidade ao leite e às pessoas portadoras de doença celíaca (que não podem consumir alimentos com glutén, ou seja, os que possum cevada, aveia, trigo e centeio). Idosos também devem consumir quinoa, já que ela estimula o fortalecimento da imunidade fisiológica. Por possuir ômega 3 e ômega 6, a quinoa é recomendada para pessoas portadoras de psoríase (doença auto-imune crônica de pele) e para atletas, antes e depois dos treinos.
Para quem está de dieta, ela é pobre em gorduras e contém quase a mesma quantidade de calorias que o arroz. Cada 100g de quinua crua têm 374 calorias, contra 350 calorias do arroz integral cru.

O consumo de fibras da quinua ajuda a aumentar a sensação de saciedade durante as refeições, melhora o funcionamento intestinal e favorece no controle dos níveis de colesterol, glicemia e triglicérides no sangue. Ou seja, pode ser um grande aliado para quem quer emagrecer e prevenir doenças.
A quinua é rica em proteína de alto valor biológico, pois contém todos os 20 aminoácidos que o organismo necessita. Entre eles, destacam-se em níveis altos, a metionina e a lisina, que melhoram a imunidade, a capacidade de aprendizagem e a memória.  Excelente para crianças em desenvolvimento e idosos.

A quinua também é uma boa fonte de triptofano, aminoácido ligado à produção de serotonina no cérebro, responsável pela modulação do humor, pela disposição e bem-estar.

A quinoa pode ser encontrada em forma de flocos, grãos e farinha.
A Quinoa pode ser encontrada sob a forma de flocos, grãos e farinhas, além de derivados como macarrão e barras energéticas.
As formas de preparo são variadas.
Os grãos, por exemplo, podem ser incorporados em saladas, bolinhos com legumes ou cozidos da mesma forma que o arroz, podendo substituí-lo.
Flocos podem ser consumidos, principalmente, nas preparações do café da manhã, acompanhando frutas, leite e iogurtes.
Já as farinhas podem fazer parte das receitas de massas, pães, bolos e tortas.

Suco de Quinoa                  

Ingredientes:

2 colheres de flocos de quinoa
1 fatia de mamão
1 banana nanica
1 copo de água

Modo de Preparo:

Bata tudo no liquidificador e sirva.

 
 
 

Total de visualizações de página