Chá Amarelo

Chá amarelo - é usado como um nome de chá de alta qualidade servido na corte imperial, ou de um chá especial processado similarmente ao chá verde, mas com uma fase mais curta para secar.

O Chá Amarelo é uma rara variedade de chá que está lentamente a ganhar reconhecimento em países ocidentais. É produzido somente na China, onde tem longa tradição. Como o nome sugere, tem aparência amarela. Apesar da cor, tem o mesmo conteúdo do chá verde como antioxidantes.
Em primeiro lugar, devemos constatar que existem dois tipos de chá que são chamados de "chá amarelo": O primeiro é o verdadeiro chá amarelo, que é amarelo na aparência e é feito especificamente para remover o sabor de ervas do chá verde.
O outro "chá amarelo" são os diferentes chás que foram pagos ao imperador chinês como tributo a cada ano pelos camponeses. Amarelo era a cor real e todo o chá que foi pago a título deste tributo (uma forma de imposto real), foi popularmente chamado de "chá amarelo", uma vez que basicamente foi para encher as lojas da família real. No entanto, esses chás não eram de cor amarela e não são interessantes para os nossos propósitos.
Chá Amarelo é quase por definição um chá que é fermentado, ou oxidado mais do que o chá verde, mas não totalmente oxidado como preto ou chá oolong. A fase de secagem é mais lenta, e a umidade das folhas do chá são deixadas para assumir uma natural cor amarelo claro.
Neste processo o chá amarelo perde o vegetal, o “aftertaste de ervas" que é frequentemente associado com chá verde. Muitos bebem chá amarelo porque não gostam do sabor do chá verde, pois os benefícios à saúde são os mesmos, mas o sabor é sutil e doce.
Chá Amarelo é por vezes conhecido popularmente como um chá verde com um sabor menos intenso e por vezes os chá verdes  impropriamente fermentados são passados como chás amarelos.Este é frequentemente o caso se o chá tem um gosto de fermentação, o que realmente não acontece com o chá amarelo.

O processo de fazer um bom chá amarelo é tedioso e toma muito tempo.É o menos produzido e provavelmente o menos conhecido dos chás. É mais fácil para os agricultores de chá simplesmente fazer chá verde, que é o mais comercializável. Embora não tão prestigiado e caro como o chá branco o chá amarelo para os dias de hoje é muito raro, mesmo na China.

Benefícios do Chá Amarelo
Porque o chá amarelo é fabricado a partir de Camellia sinensis, a mesma planta dos outros chás (preto, verde, oolong, pu-ERH e chá branco) os benefícios à saúde do chá amarelo são igualmente fortes. O chá amarelo é essencialmente uma variedade de chá verde, é comumente assumido que o teor de antioxidantes e bactérias benéficas é a mesma nos dois chás (embora chá branco tem mais antioxidantes).
Antioxidantes são compostos químicos que são conhecidos pelos seus efeitos benéficos na saúde. Entre outras coisas, que se crê ter propriedades anti-cancerígenas para ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e diabetes, para promover a vigilância mental e até mesmo prolongar a vida, entre outras propriedades. Os antioxidantes no chá amarelo são das variedade de catequina / polifenoloxidases, alguns dos mais fortes antioxidantes encontrados em todos os alimentos.
Como preparar o Chá Amarelo:
A mesma forma de preparo do chá branco. Isto significa que a água não deve ser mais quente do que cerca de 180 graus F ou 80 graus C. Utilize uma colher de sopa de folhas soltas de chá (cerca de dois gramas) para cinco onças (150 ml) de água, deixar em infusão durante um minuto ou dois.
O Chá Amarelo pode facilmente ter múltiplas infusões, a fim de que a segunda molhagem também pode durar apenas um minuto, a terceira deve durar um pouco mais etc Algumas fontes defendem a utilização de um copo de vidro para apreciar devidamente a tintura dourada do chá e de suas delicadas folhas, uma vez que flutuam no líquido.
O Chá Amarelo,como também é o caso dos chás verde e branco, não tem uma longa vida útil. O chá tende a oxidar-se e ser arruinado se for deixado sem uso por mais de alguns meses
Sabor e aroma
O principal ponto de fabricação do chá amarelo é remover a o sabor de erva tão fortemente presentes no chá verde, e fazer imediatamente chá mais apelativo. Para muitas pessoas que bebem chá verde principalmente para os benefícios de saúde, isto significa que o sutil e doce sabor do chá amarelo é mais fácil de se acostumar e desfrutar.
O sabor é muito leve e não tem nenhuma amargura para ele. Alguns descobrem que o chá amarelo tem uma persistente doçura que é mais pronunciada do que no chá branco, por exemplo. O aroma é frequentemente descrito como doce e florido.
Fabricação de Chá Amarelo
É produzido em pequenas quantidades, menor ainda do que o exclusivo e raro branco. É principalmente fabricado nas províncias de Hunan e Anhui, embora a partir de Sichuan variedades também podem ser encontradas.
As folhas de chá são colhidas como folhas destinadas a tornarem-se chá verde e são secas  da mesma forma. São as seguintes etapas: As folhas são inicialmente fritas em grandes frigideiras para a sua secura a cerca de 40%, após são torradas para aproximadamente 70 por cento de secura. Embora ainda quente, o chá é embalado o que permite a fermentar ( mais corretamente oxidar) durante sete dias. Em seguida, o chá é torrado durante um bom tempo até que esteja 95 por cento seco.
Há também outras formas: o chá é frito rapidamente em pequenas quantidades de uma só vez e  em seguida embrulhados em papel ou pano. Então deve secar naturalmente por algumas horas, após o qual o processo é repetido. O processo pode levar dias para completar até que o mestre do chá tenha satisfeito seu objetivo.
O objetivo do exercício é para remover o aroma da erva e seu sabor, bem como realçar a cor amarela nas folhas.

O Chá Amarelo está a ganhar popularidade no Ocidente, pois mais e mais amantes de chás estão solicitando.Além disso, as pessoas estão muito mais atentas às necessidades de saúde com a vantagem de obter os mesmos benefícios de saúde do chá verde por um chá que tem um sabor muito mais suave.
Fonte: www.amigosdocha.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
 

Total de visualizações de página